quinta-feira, 8 de julho de 2010
Sugizo [Biografia]
Nome: Yasuhiro Sugihara
Nasceu em: 8 de Julho de 1969
Local de Nascimento: Hadano, Kanagawa, Japão
Bandas: X Japan & Luna Sea
Anos Activo: 1989 - Presente
Sites: Sugizo, Twitter, Facebook, MySpace
Biografia...
Nascido de pais músicos, que tocavam na Orquestra Sinfónica Metropolitana de Tokio, conta-se que foi forçado pelo pai a aprender a tocar violino aos três anos. Como não conseguia encontrar o tipo certo de música, começou a não gostar de música, vindo apenas a apreciar novamente aos 10 anos. Os seus compositores favoritos são Beethoven e Bach.
No 3ºciclo aprende a tocar trompete e adopta-o como instrumento preferido principalmente porque estava a passar por uma fase rebelde e deliquente. Durante os anos 50 até aos anos 70 o trompete tinha uma imagem mais "suja" que a do violino, que sinceramente, ainda hoje em dia ligamos imediatamente às classes mais altas. Também durante esta época ele começa a ouvir bandas como os Yellow Magic Orchestra e o David Bowie.
Mesmo contra o pai, Sugizo compra uma guitarra e um baixo, tornando-se autodidacta, aprendendo a tocar os instrumentos sozinho. Aos 17 anos forma a banda Pinocchio com o amigo Shynia Yamada (onde tocava baixo). Algum tempo depois a banda desaparece e eles juntam-se aos Lunacy (formada pelo J e pelo Inoran), uma banda de Visual Kei onde Sugizo entra como guitarrista (uma vez que, J já era o baixista da banda). Eles vão dando concertos em pequenas casas de concertos e tempos depois Ryuichi Kawamura junta-se a eles como vocalista.
Heis que se dá a grande reviravolta quando hide (guitarrista dos X Japan) os descobre e os ajuda a estrear-se através da produtora Extasy Records (de Yoshiki). O álbum de estreia sai em 1991 e a banda muda o nome para Luna Sea. Com os anos a banda foi-se tornando cada vez mais famosa, não só no Japão mas também na China e em Taiwan.
Em 1993, Sugizo estreia-se a solo com a música "Revive" no álbum mistura "Dance 2 Noise 004". No entanto, a sua carreira a solo apenas começa verdadeiramente em 1997 com o fim dos Luna Sea, chegando mesmo a abrir uma produtora independente chamada "Cross". O single de estreia, "Lucifer" é lançado no dia 9 de Julho, um dia depois do seu aniversário, seguido da sua primeira tour "Abstracta Day" que termina em Agosto no Akasaka Blitz. O primeiro álbum, "Truth?" é lançado no dia 19 de Novembro.
8 anos depois, em 2001, Sugizo estreia-se como actor no filme "Soundtrack" e lança um álbum compilação inspirado no filme, com o título de "Parallel Side Of Soundtrack". Algum tempo depois, forma a banda de psicadélico jam, "Shag", juntamente com Mick Kam, Stillman e K-Ta.
No ano seguinte volta ao cinema no filme "Rock'n'roll Mishin" e entra ainda na série televisiva "RedRum" realizada por Ken Nikai. Em 2003 dá um concerto no Full Moon Festival no templo Ninnaji em Kioto, seguido do single anti-guerra "No More Machineguns Play The Guitar" e do álbum "C:Lear" (um álbum com um som de rock psicadélico, trance, noise, jazz, electronica, música étnica e com uma forte mensagem sobre os problemas da sociedade).
Em 2007, Sugizo é convidado por Yoshiki a participar no seu novo projecto S.K.I.N (juntamente com Miyavi e Gackt), sendo o concerto de estreia no dia 29 de Junho de 2007 no Anime Expo na Califórnia (depois disso ainda não foram lançados quaisquer singles.... Ficamos todos à espera :D ). Já no final do ano, junta-se aos antigos membros dos Luna Sea para darem um concerto reunião no dia 24 de Dezembro.
Nos dias 28 e 29 de Março de 2008 actua como membro suporte dos X Japan durante os concertos de reunião, tocando como guitarrista no lugar de hide, que morrera em 1998. No mês seguinte, no dia 2 de Maio, actua no Tokyo Stadium com os Luna Sea no "hide Memorial Summit" em homenagem ao guitarrista dos X Japan. Ainda em 2008 escreve a música "Enola Gay", o nome do bombardeiro que lançou a bomba sobre Hiroshima.
2009 foi um grande ano para o músico. No dia 1 de Maio declara que entrou para os X Japan como membro oficial (o que levantou bastantes críticas e divisões de ideias, na nossa opinião, Ângela Ookami e Lemon, ele é a escolha mais normal e a melhor). No blog deixa ainda a seguinte afirmação "Neste momento, os X Japan precisam de mim como o seu sexto membro e eu quero preencher as suas necessidades com todo o respeito".
No dia 9 de Janeiro de 2010 vai com os X Japan aos Estados Unidos para gravar os Pvs de "Rusty Nail", "Jade", "Endless Rain" e "I.V". No entanto, ele não parou com o seu projecto a solo durante todo este tempo e lança em 2010 "Fatima", "Do-Funk Dance" e "Prana".
No dia 8 de Julho, o Sugizo anuncia que para ajudar o seu amigo Mick Kam, a quem tinha sido diagnosticado um cancro, iria regravar a música "Missing", dando-lhe o nome de "Missing Link" e usando-a para angariar dinheiro que seria usado na recuperação de Mick.
Em Agosto, os X Japan dão um concerto no Lollapalooza em Chicago e é anunciada a primeira tour norte-americana. Estima-se que cerca de 140.00 fãs tenham assistido aos concertos do dia 14 e 15.
No dia 29 de Agosto organiza um evento chamado "Soul's Mate Day IV" apenas para membros do clube de fãs e dois dias depois viaja para Hong Kong onde juntamente com o resto dos membros dos Luna Sea anuncia o regresso da banda.
Recentemente esteve na Europa durante a primeira tour europeia dos X Japan (eu vi-os em França *.*) e actualmente regressou ao Japão, depois de lançar o mais recente single, "Miranda."
Como uma curiosidade, foi dito pelo próprio Sugizo que o nascimento da sua filha (Luna Artemis Sugihara) em 1996 fez com que ele se torna-se mais preocupado com o mundo. Segundo ele "Quando amas a tua filha, começas a amar todas as crianças. Embora isto possa parecer grandioso, nada me fará mais feliz do que ver todas as crianças do mundo a viverem vidas felizes. Ficarei mais do que satisfeito se me puder tornar numa ferramenta para atingir esse objectivo". Para além disso, Sugizo interessa-se bastante à cerca de temas espirituais, algo que se reflecte em muitos dos seus singles.
Música...
Subscrever:
Mensagens (Atom)