domingo, 19 de junho de 2011

Biografia [1978-2010]

  
     Num blog como este não poderia faltar a biografia e cá está ela xD Um pouco longa mas adequada à banda.

     A história dos X Japan  começou em 1978 com o nome de Dynamite, liderada por dois estudantes do 3ºCiclo, Toshimiysi "Toshi" Deyama eYoshiki Hayashi. No entanto, tanto o nome da banda como os membros de suporte foram-se alterando com os anos. As músicas que levaram esta banda a ganhar popularidade foram essencialmente a I'll Kill You e a amostra de Break The Darkness.
  
     Nos anos 80, Yoshiki cria a Extasy Records, sai o segundo single, Orgasm, a banda forma-se oficialmente com os guitarristas Tomoaki "Pata" Ishizuka e Hideto "hide" Matsumoto e com o baixista Taiji Sawada, e muda o nome para X.

     Uma audição da CBS Sony levou a um contracto com a produtora em Agosto de 1988 embora o primeiro álbum da banda, Vanishing Vision, já tivesse sido lançado anteriormente através da Extasy Records. O álbum acaba por levar a uma tour extensiva.

     O segundo álbum intitulado Blue Blood é lançado em Abril de 1989 e leva uma tempestade ao Japão. Os singles Kurenai e Endless Rain são tocadas nos karaokes de todo o país, desde o seu lançamento até aos dias de hoje. Depois do segundo álbum ter sido lançado, os X lançam um homevideo, uma cassete com um concerto, e um terceiro álbum, Jealousy. Depois de tudo isto, ainda dão os primeiros concertos lotados no Tokyo Dome.

     Os anos 80 foram assim cheios de actividade mostrando o impacto desta banda no Japão, sendo que não pudemos esquecer que foi ela que levou oVisual Kei à popularidade, revolucinando a mentalidade japonesa. No entanto, os anos 90 trazem grandes mudanças...

     Em 1993, a banda altera o nome para X Japan, devido à existência de algumas bandas americanas e australianas com o mesmo nome, e os fãs vêem a partida de Taiji, que deixa a banda e acaba por trabalhar com bandas como os Loudness e os Cloud Nine. Para preencher o lugar de baixista, aparece então Hiroshi "Heath" Morie.

     Ainda em 93, os X Japan deixam a Sony e assinam com a Atantic Records. Com esta lança a música Art Of Life conhecida pela sua duração de 29 minutos.

     Chegamos a 1996. Para trás ficavam mais singles, tours e uma popularidade cada vez mais crescente. Em 1996 sai o quarto e último álbum,Dahlia, lançado em Novembro. Este álbum mostrava o quanto a banda se tinha afastado do Visual Kei e adoptado um look mais moderno. Como curiosidade deixo que alguns fãs chegaram a chorar quando Yoshiki adoptou um corte de cabelo mais curto.

     Infelizmente, nem todas as novidades foram boas. Em 1997, Toshi decide deixar a banda para seguir uma carreira a solo e os X Japan anunciam o final. O último concerto é dado então no dia 31 de Dezembro desse ano.

     1998... Provavelmente o ano mais trágico para os X Japan. Estavamos em Março quando é anunciada a morte de hide, que se tornara num icon não só a nível nacional mas também internacional. O aparente acidente/suícidio chocou a população e levou ao suicídio de alguns fãs.

     Depois desta tragédia, era impossível a banda regressar (isto porque há rumores de que Yoshiki e hide estariam a ponderar procurar um novo vocalista e reanimar os X). Os membros começaram então as suas próprias carreiras. O Toshi continuou a sua carreira a solo, o Pata e o Heathjuntaram-se a I.N.A e a Joya Shimoji e formaram a banda DopeHEADz (que se separou dois álbuns depois). O Yoshiki trabalhou com o grupo Globe, depois criou o projecto Violet UK e em 2007 cria os S.K.I.N com SugizoGackt eMiyavi (esta banda apenas deu um concerto na Califórnia até hoje).

     No entanto, os fãs tiveram uma grande notícia em 2007. A banda que tem vindo a ganhar fãs mesmo depois de terminar, resurgiu em Outubro afirmando oficialmente que os X Japan estavam novamente no activo (tendo até lançado um single antes, em Junho). O single I.V marca então o regresso da banda e é usado na banda sonora do filme SAW IV.

     Um ano depois, em Março de 2008, dão três concertos seguidos no legendário Tokyo Dome com Wes Borland, Richard Fortus e Sugizo a tocar as partes do hide. Ainda nesse ano organizam um Memorial, o hide Memorial Summit, convidando algumas bandas como os Luna Sea, hide with Spread Beaver (a antiga banda de hide), Versailles, Glay, Dir en Grey, Ladies Room, T.M Revolution, entre outros.

     Um tour mundial é anunciada para 2009 mas acaba por ser cancelada devido aos problemas de saúde de Yoshiki, sendo remarcadas e desmarcadas novamente. O grande concerto seguinte seria dado no fim de 2008 no Countdown de Vespera de Fim de Ano no Akasaka Blitz.

     2009 abriu com dois concertos em Hong Kong em Janeiro e com o anúncio de que Sugizo entraria oficialmente para a banda como guitarrista (sendo que até hoje o hide é considerado um membro da banda fazendo de Sugizo o sexto membros e não o quinto). Depois de concertos no Tokyo Dome e em Taiwan os X Japan rumam aos Estados Unidos da América para fazerem a sua estreia na América do Norte.

     Mais recentemente a banda lançou mais músicas como Jade e Born To Be Free, cujas fizeram muito sucesso. Para além das músicas a banda tem pachinkos com a sua imagem desde Setembro de 2010 xD

     Já este ano assinaram contracto com a EMI e já foi anunciado um novo álbum mas a data do seu lançamento tem vindo a ser adiada e, por conseguinte, ainda não se sabe quando será lançado. Para além disso foi anunciada a Tour Mundial xD Que embora passe pela Europa não passa em Portugal...
  

Sem comentários:

Enviar um comentário