segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Entrevista de Yoshiki à Rocknvivo


Tal como prometido aqui está a segunda entrevista xD Esta dada ao site Rocknvivo. O original pode ser visto aqui e a versão em português está em baixo :)

A música dos X Japan é única, pois mistura desde heavy metal com música clássica, até as baladas mais suaves. Como nasce essa mistura de sons?

Bem, não sei, apenas compomos e tocamos qualquer coisa de que gostemos. No meu caso, musicalmente, comecei a tocar piano muito cedo, depois a bateria, aos 10 anos. Nós gostamos do material mais pesado, assim que combinamos todos esses elementos numa só música creio que nasce o som dos X Japan. É algo natural.

Blue Blood, o vosso segundo álbum, foi o que vos lançou para a fama mundial. Qual o significado desse álbum para a banda?

Esse foi o nosso maior êxito. Não sabíamos que o rock podia ser tão grande no Japão, nesse tempo (final dos anos 80), a cena musical estava muito direccionada para o pop, inclusivamente a Sony Records disse que não esperava um impacto tão grande e, bom, vendemos imenso!

Você é considerado um verdadeiro Icon do rock japonês, sendo um compositor, músico e produtor de destaque. Há algo que lhe falte realizar a nível da sua carreira musical?

Tenho estado a trabalhar na produção de bandas sonoras. Gostava talvez de compor músicas para filmes... Mas o mais importante continua a ser criar músicas que toquem os corações dos fãs.

No Chile, as pessoas começaram a ouvir X Japan principalmente através de canções que entraram em anime, como a música "X" (Clamp, 1996). Acha que isto vos ajudou a serem mais populares fora do Japão?

Na verdade penso que sim. Adoro anime. Curiosamente, terminámos há pouco tempo uma canção que será usada num novo anime. Amamos fazer isso e penso que uma das razões pelas quais a música dos X Japan se tornou tão popular fora do Japão foi precisamente esta.

O Heavy Metal do Japão distingue-se do do resto do mundo?

Hm... Bem, a única diferença é que muitas das bandas de rock e heavy metal cantam em japonês, tirando isso, penso que não é assim tão diferente. Mas ao mesmo tempo, os X Japan têm elementos de heavy metal assim como um lado mais suave. Sim, acho que a música dos X Japan pode ser um pouco diferente. Numa música toco bateria e na outra piano!

O que nos pode avançar sobre o próximo álbum? Recentemente lançaram o novo single "Jade" e assinaram contracto com a EMI por três anos.

Queremos terminar o álbum o mais depressa possível. 90% do novo álbum será em inglês e deixámos música japonesas intencionalmente, uns 50% são temas antigos e a outra metade são composições novas. O contracto que assinámos recentemente com a EMI foi com a distribuição Norte-americana. Já passou muito tempo desde o nosso último álbum!

Esta será a vossa primeira vez no Chile. Que esperam do concerto? Que conhecem do público sul-americano?

Recebi muitas mensagens da América do Sul, através de meios como o Facebook. Pelo que sei, são muito apaixonados. Penso que teremos um concerto fantástico. Estou muito emocionado por vê-los, todo o público sul-americano! Vamos tocar os nossos êxitos antigos e canções novas, será uma combinação, será um concerto muito pesado!
     

Sem comentários:

Enviar um comentário