quinta-feira, 14 de julho de 2011

Quatro meses desde então...


Nota que o Sugizo colocou no Facebook no dia 13 de Julho com o nome de "Four Months Since Then...". A versão original em inglês e japonês pode ser vista aqui e a tradução segue em baixo :) Neste post ele falou daquilo que podemos fazer para ajudar as vítimas do terramoto e tsunami de Março...
  
     Passaram quatro meses desde o terramoto. Existem montes massivos de lixo em áreas afectadas que ainda não foram retirados e não é claro quando é que a situação na Central Nuclear de Fukushima estará resolvida. Apenas 23% dos donativos, cerca de 300 biliões de yen [cerca de 2.7 biliões de euros] foram distribuídos até agora.
     Entrámos completamente na estação do Verão e as impiedosas ondas de calor começaram, mas existem milhares de pessoas que ainda são forçadas a viver como "evacuados".

     O que raio está o governo japonês a fazer? As vítimas deste desastre estão a fazer tudo o que podem para puderem continuar a viver o presente e cada governo local está também a lutar mas a sua força está a chegar à exaustão.
     Porque esta é uma situação que ninguém nunca imaginou, percebo que o Governo continue à procura de soluções. No entanto, se o Governo não demonstrar poder de liderança agora, quando o irão fazer? Claro que é importante discutir e votar em cada conta individual mas neste momento a coisa mais importante a fazer é passar para as acções rapidamente.
     Não deveriam eles estar a tomar acções concretas? Numa situação como esta, tudo o que podemos fazer é contribuir com o máximo que conseguirmos. Não escolha senão procurar pelas coisas que podem ser feitas a nível civil.

     Ultimamente tenho recebido mensagens de muitas pessoas a perguntarem o que podem elas fazer, o que deveriam fazer e como podem elas cooperar. Há muitas respostas para estas perguntas e temos todos de trabalhar flexivelmente para fazermos o que podermos tendo em conta a nossa posição e localização. As pessoas que se podem voluntariar devem fazê-lo e as pessoas com mais dinheiro devem contribuir com donativos.
     Também é muito importante que entreguemos itens de que as pessoas das áreas afectadas precisam. Por exemplo, os meus amigos que se voluntariaram para as áreas afectadas disseram-me que são necessários os seguintes itens.

Se todos enviarmos estes itens para as áreas afectadas, as vidas das pessoas que são forçadas a viver em abrigos vai tornar-se um pouco mais confortável, o que seria algo maravilhoso.

  • Itens para combater as moscas, ácaros e mosquitos (insecticidas, papel para moscas, spray contra ácaros, etc.): Os abrigos das áreas afectadas estão a ter problemas graves relacionados com as moscas, ácaros e mosquitos.
  • Itens para evitar as insolações (pacotes de gelo, etc.): Estes itens são muito importantes para combater o calor.
  • Água: A água é a origem de toda a vida e as áreas afectadas precisam de tantas quantas conseguiram enviar.
  • Lixívia: Ácido Hipocloroso, o componente principal da lixívia, desinfecta e ajuda a  prevenir o envenenamento da comida.
 
Adicionalmente, os seguintes itens ainda são precisos para as actividades de voluntariado (não falando nos voluntários necessários para a restauração das áreas afectadas que é muito efectivo).
  • Sacos de Areia: Estes sacos são usadas para segurar o lodo e a remoção do lodo ainda é necessária nas áreas afectadas.
  • Sacos fortes: Sacos para guardar materiais perigosos quando se remove a lama.
 
     À cerca de outros itens, as pessoas lá estão aparentemente a cuidadosamente a aguardar para ver o que mais é necessário. Para além disso, já há poucos grupos para distribuir os materiais. Isto acontece porque, uma vez que, as lojas nas áreas afectadas estão a ser reabertas, a distribuição gratuita de itens tem uma alta probabilidade de afectar negativamente as economias locais.
 
     Devemos observar a situação actual, ver o que as pessoas precisam, dar um auxílio preciso e trabalhando cooperativamente. Fazendo isto, até os pequenos esforços podem ser um apoio indispensável para a reconstrução.
     Eu gostaria imenso que o governo trabalhasse duramente, guiando-nos e espalhando coragem e a possibilidade de fazermos as coisas. No entanto, infelizmente isto é algo pelo qual não podemos esperar neste momento, por isso, nós cidadãos temos de trabalhar o máximo que pudermos para fazermos aquilo que conseguirmos.
     Eu digo sempre que temos poucas possibilidades mas isso não significa que não pudemos fazer nada. Vamos trabalhar juntos para reavivar o Japão e para ajudar o futuro.
       

Sem comentários:

Enviar um comentário